Páginas

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UM ATO DE HUMILDADE


Muitos desejam e se esforçam para mudar de conduta e abandonar práticas como roubo, a prostituição, o adultério, a mentira, os vícios, entre outras. Porém, na maioria dos casos, não obtém êxito e acabam desistindo de seus objetivos. 
Todavia, a Palavra de Deus, por intermédio de Raquel, nos dá um exemplo de que - por mais difícil que sua condição possa parecer - é possível mudar e ter uma vida saudável, feliz e próspera em todos os sentidos. 
Zaqueu era um homem rico e mal visto pelo povo de Deus, que o considerava um ladrão por ser ele um dos líderes entre os publicanos (cobradores de impostos a serviço do império romano). No entanto, ao saber que o Senhor Jesus passaria por Jericó, esse homem - que era de pequena estatura - subiu em uma árvore com o intuito de vê-lo. 
"Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e o recebeu com alegria. (...) Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido". Lucas 19: 5-10
Embora fosse um homem injusto, por oprimir e roubar os israelitas através da cobrança de impostos, Zaqueu trazia consigo o desejo de conhecer pessoalmente ao Senhor Jesus. Contudo, quantos hoje em dia são considerados honestos e justos, mas não trazem dentro de si essa vontade, de ter um encontro real com o Filho de Deus?
Muitos se enganam ao crerem que por freqüentarem uma igreja, praticarem a caridade e lerem a Bíblia serão salvos e terão uma vida próspera. Esses indivíduos não conseguem compreender que uma mudança não começa do lado de fora, mas sim no interior da pessoa. 
O ardente desejo no coração de Zaqueu chamou a atenção do Senhor Jesus, fazendo-O ir ao encontro daquele homem. Naquele momento houve uma real transformação na vida de Zaqueu, a ponto dele devolver tudo que havia roubado. 
Entretanto amigo, isso só foi possível porque Zaqueu teve uma atitude de humildade. Ao subir e descer daquela árvore ele abriu mão de sua posição social e de todos os benefícios que a mesma lhe proporcionava, para reconhecer que o Senhor Jesus era o único capaz de perdoar os seus pecados e lhe dar tudo o que ele precisava para viver bem e ser realmente feliz.

Autor: Rogério Francisco Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário