Páginas

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONVIDADO DE HONRA


Uma certa igreja para comemorar seus cinqüenta anos de existência, planejou uma festa brilhante! Seria um fim de semana! O pregador para esse evento deveria ser um homem eloqüente. E não deveria faltar um coral, com cinqüenta vozes. Um ano de preparo. Comissões ao trabalho, pois tudo deveria ser perfeito! A associação da denominação aproveitou o ensejo para fazer sua reunião ordinária. Seria lindo, com a presença de muitas pessoas e muitos pastores. 
Enfim o esperado dia chegou. Após a abertura, o pregador fez uma mensagem que não era "eloqüente", mas cheia da unção e graça do SENHOR, deixando os presentes perplexos, visto que esperavam uma mensagem nos padrões "tradicionais". Parecia que ele conhecia a necessidade e os problemas de cada membro. Mas...
Em seguida houve a reunião da associação. E, como que não tivessem escutado e guardado a mensagem... Foi proposto e apoiado que o pregador convidado fosse recebido à mesa como convidado de honra. O pregador apresentou um olhar pensativo e triste, "será que entenderam a mensagem? Haveria também um lugar de honra para Jesus?". Essa proposta terminou de fincar uma estaca no coração daquele homem que há uns minutos atrás falara "que esta igreja tenha convidado Jesus Cristo para receber toda a honra nos seus cinqüenta anos de trabalho na cidade".
Aliás, nem na reunião da associação deixaram um lugar de honra para Jesus, porque foi apenas para cumprir protocolo, burocracia e com todo um cerimonial puramente humano. 
No segundo dia de reunião eis que a voz de um homem de Deus se levanta. "Bem que a associação poderia juntar as igrejas e fazer um trabalho evangelístico numa cidade onde não há um trabalho evangélico. Além disso pode-se juntar os profissionais como médicos, advogados, psicólogos e outros para fazer um atendimento voluntário". Os demais pastores e presentes se animaram, mas eis que surge uma outra voz, "eu sou o coordenador de missões da associação e não sei que tipo de trabalho o caro colega quer realizar. Eu é que devo implementar um trabalho assim". E foi... E... Não foi. E não foi que aquela brilhante sugestão foi dissipada pela voz do autoritarismo, do orgulho, da inveja! O vento a levou e não resolveram nada!
Após um sermão de "o que tens nas mãos para Deus usar!" - eis que mais uma vez fizeram ouvidos de mercador para a voz apelativa de Deus.
Chegou o último dia e a mensagem foi mais cheia da vontade de Deus para aquela igreja e os pastores presentes. O pregador ao terminar o sermão falou "nas suas mãos deixo esse pássaro. Façam o que vocês acharem melhor. Ou matar ou deixá-lo voar".
A comemoração foi esplêndida. Tudo perfeito para o pastor local. Conta ponto pra ele diante dos homens. E diante de Deus?
Aquela igreja, aqueles pastores deixaram um lugar de honra para um homem, mesmo que seja um pregador da Palavra. Eu pergunto por que? Os sacerdotes, os escribas, fariseus hipócritas nunca deram um lugar de honra em seus tribunais para Jesus. 
Assim fazem hoje, iguais aos hipócritas do passado, aqueles pastores,  que gostam das formalidades e não tem nada de Reino, de Jesus. Pastores que entendem mais de constituições denominacionais do que o viver puro da vida da verdadeira igreja.  
Pastores que deixam o povo de Deus doente, pois não dão o conhecimento verdadeiro, o alimento certo. Segundo a Palavra do SENHOR em Oséias 4:6 "... porque tu sacerdote, rejeitaste o conhecimento.... esqueceste da lei do teu Deus...".
Em Tiago 2:3 "e tratardes com deferência o que tem trajes de luxo...: Tu assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé...". 
Será que nas igrejas está acontecendo isso? Quem lhes ensinou a fazer isso? Os seus líderes.
Quem é o pobre que foi deixado num lugar sem honra? Segundo Jesus em Mateus 25:31-46 é Ele mesmo.

Autora: Renata Magalhães Frota Alves
Teóloga, pedagoga, professora e pós-graduada em 
Docência do Ensino Superior

Um comentário:

  1. É ROGÉRIO, INFELISMENTE AS PESSOAS NÃO TEM DEIXADO O LUGAR DE HONRA MESMO PRA JESUS,DEIXAM PRO DINHEIRO,PRA PROSPERIDADE,ÁS VEZES ATÉ PARA O DIABO,PORQUE ALGUMAS IGREJAS FALAM MAIS DELE DO QUE DE CRISTO.CONHECI UMA IGREJA DE UM PASTOR AÍ FAMOSO QUE LÁ TEM LUGARES RESERVADOS NA FRENTE PARA PASTORES,CELEBRIDADES E POLÍTICOS QUE POR VENTURA ESTEJAM NO CULTO, MAIS SE VC É UM POBRE COITADO COM SEDE DA PALAVRA DE DEUS TALVEZ NÃO TENHA LUGAR...É TRISTE MAIS É VERDADE E NÃO FOI ESSE O EXEMPLO DE CRISTO.
    TATI BARROS
    OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG!!!
    ESTOU TE SEGUINDO,TAMBÉM GOSTEI MUITO DO SEU.ABRAÇO!

    ResponderExcluir